Papai Noel se comunicando em Libras com Ricardo.

Ele existe! Papai Noel aprende LIBRAS

“Ela ficou surpresa porque ela não sabia que o Papai Noel falava em libras. É um incentivo a mais para ela apreender”, afirmou a mãe de Ana Beatriz, menina de 6 anos que começou a aprender a língua de sinais.

José Mário de Souza (66 anos), é pela segunda vez consecutiva Papai Noel de um shopping da zona sul de São José, São Paulo. Ele teve a ideia de aprender LIBRAS, após atender uma criança surda, no ano passado, e se sentir mal por não ter uma comunicação completa com ela.

“Daquele dia decidi que tinha que me empenhar para aprender libras, para poder atender a todos. Não foi fácil, mas poder me comunicar com essas crianças hoje foi muito gratificante. Elas me deixaram mais feliz do que possivelmente eu a elas”, disse emocionado.

O encontro entre ele e as mais de 20 (vinte) crianças da Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo – AADA  foi promovido pelo shopping na tarde desta segunda-feira (21 de dezembro), assim elas puderam conversar com o “Bom Velhinho” em LIBRAS pela primeira vez.

Ricardo Dourado (7 anos de idade) saiu de lá com a certeza de que o Papai Noel era de verdade. O menino pediu de presente um relógio do ser personagem de desenho preferido. Em LIBRAS, José Mário perguntou se era muito caro e ele respondeu que pediria o dinheiro à mãe.

A presidente da AADA, Silvana Trigo, falou que as crianças levadas ao encontro estão acostumadas a enfrentar dificuldades, pois poucas pessoas sabem a língua de sinais.

“Elas, como qualquer criança, mantém a fantasia e esperam seus presentes na noite de Natal. Ter um Papai Noel que sabe libras foi com certeza uma grande surpresa para elas”, disse Silvana.

 

Natália Belém

Uma simples garota com alma internacional que ama escrever e estuda Publicidade e Propaganda.