Creche Hassis

Crescimento sustentável

A creche Hassis, no bairro Costeira do Pirajubaé em Florianópolis, foi projetada e construída com o intuito de ensinar as crianças que somos parte da natureza e que precisamos interagir com o planeta.

A creche seguiu, desde o projeto, os conceitos da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida em vários países pela entidade norte-americana U.S. Green Building Council (USGBC). Durante a obra, a empreiteira responsável teve de adotar procedimentos sustentáveis, como: armazenar a água da construção e da chuva para reuso e para evitar enchentes e contaminações do terreno, limpar os caminhões para que não sujassem as ruas, manter o ambiente livre do fumo e outras ações.

“Nos primeiros dias, as famílias entravam com muita alegria. Sinto isso até hoje, porque o espaço é acolhedor dos direitos da infância. A arquitetura é muito bonita e acolhe tudo que viemos lutando para conseguir, que era um espaço pensado para a educação infantil. Tomara que sejam construídos mais espaços como esse” – Claudia Maidana, diretora da creche

Creche_SC_2

Ao chegarem à creche, as crianças já começaram a plantar mudas de temperos, verduras, girassóis e tomates na horta, a usarem materiais recicláveis em suas atividades, a andarem de bicicleta e a explorarem todo o verde do local.

Ambientes arejados, iluminação natural, placas solares que geram energia para o prédio, armazenamento da água da chuva, entre outros, são pontos que dão orgulho aos moradores da cidade.

Creche Sustentável
A Hassis busca certificação internacional para ser considerada a primeira creche sustentável do país.

Fonte